1º Torneio Internacional de Futsal Feminino

1° Torneio Internacional de Futsal Feminino é promovido em Santa Catarina com apoio do Ministério do Esporte

Geral

O município catarinense de 50 mil habitantes de Xanxerê se tornou o principal palco do futsal feminino mundial nesta última semana. Aconteceu, de 7 a 14 de maio, o 1° Torneio Internacional de Futsal Feminino, com a participação de seleções de seis países. O Seleção Brasileira se sagrou campeã superando a Seleção do Paraguai por 4×0 na final. O evento também marcou a primeira transmissão de um torneio de futsal feminino na TV aberta. A final foi transmitida durante o programa Esporte Espetacular, da Rede Globo.

A competição foi promovida por convênio do Ministério do Esporte (MEsp), no valor de R$ 1,6 milhão, em parceria com a prefeitura. A ministra Ana Moser falou sobre o evento. “Nós do ministério estamos muito felizes de participar ao lado da prefeitura de Xanxerê. O esporte voltou a ser prioridade no Brasil, e um dos nossos objetivos é promover o desenvolvimento do futebol feminino. Para cumprir essa meta, disseminar a prática do futsal é muito importante para nós.”

O evento reuniu 90 atletas da Bélgica, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil. Os jogos foram realizados na Arena Ivo Sguissardi, com entrada gratuita.

Cilene Paranhos, 38 anos, uma das mais experientes da seleção, é um dos grandes destaques do Brasil. “Comecei jogando em jogos escolares e depois fui para uma federação. Hoje, a gente pode dizer que o futsal feminino vem tendo uma evolução muito boa. Esse primeiro torneio, com todas as parcerias, incluindo a CBF, vai ajudar a dar um destaque maior pro nosso esporte”, disse.

O Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, José Luís Ferrarezi, e equipe acompanharam o torneio em Xanxerê. Ele entregou o troféu às campeãs.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *