Projeto gratuito promove formação em educação cívica e política para jovens negros de BH

Projeto gratuito promove formação em educação cívica e política para jovens negros de BH

Educação

O projeto Jovem Líder do Futuro – Democracia Viva da JNP convida jovens de 18 a 30 anos para desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais focadas no antirracismo e na democracia

A partir desta quarta-feira (26/04) dia 21 de maio de 2023, estarão abertas as inscrições para o Jovem Líder do Futuro – Democracia Viva para jovens autodeclarados negros, de 18 a 30 anos, residentes em Belo Horizonte. O processo seletivo terá duas etapas: a primeira será a fase das inscrições, já a segunda consistirá na análise pela comissão interna, que selecionará ao final 20 candidatos. Para mais informações, os interessados devem consultar o edital.

O projeto é realizado pela JNP – Juventude Negra Política, uma Organização da Sociedade Civil – OSC apartidária que promove projetos de educação cívica para jovens negros da capital mineira. A JNP acredita que esses jovens podem se tornar agentes transformadores e que fortaleçam a democracia , por meio da cidadania, participação cidadã e a ocupação proporcional de raça e gênero dos espaços de tomada de decisão e o fortalecimento da democracia na América Latina.

O foco neste ano é Democracia Viva, compreendendo a democracia como possibilidade de mudança social e garantia de direitos, apresentá-la como a mais importante ferramenta de educação política, comunicação de causas, direitos humanos e mobilização social. Ademais, o projeto está alinhado aos ODS e `à Agenda 2030 proposta pela ONU, são eles:04 – Educação de Qualidade, 10 – Redução de Desigualdades e 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes, que elencam prioridades para a construção de um futuro justo e equânime.

Imagem: Marcela Fotografias
Imagem: Marcela Fotografias

O projeto tem duração de dois meses, é gratuito e será realizado de forma híbrida, com foco na formação e capacitação dos participantes nos pilares: liderança, para que os participantes reflitam ativamente sobre suas trajetórias a fim de reconhecer suas habilidades; democracia na prática, de maneira que se sintam capazes de participar do cotidiano cívico e político enquanto cidadãos e líderes; comunicação de causa, de modo que tenham autonomia para desenvolver seus projetos e multiplicar esses conhecimentos impactando sua cidade.

Ben Hur Samuel, de 21 anos, considera que o projeto ensina com profundidade o que é ser antirracista. “Dá voz àqueles que são apartados do seu lugar de fala”. Para ele, o Jovem Líder do Futuro foi mais do que uma jornada de conhecimento político, mas também de autoconhecimento. “Me ensinou a buscar e reconhecer o movimento negro político e a ser crítico com as nossas próprias ideologias para entender que a coletividade faz parte do aprendizado”.

“A democracia é um sistema muito importante, pois foi responsável por tirar a sociedade da barbárie. Nos últimos anos, a democracia deixou de ser um valor defendido pelos cidadãos em muitas cidades do mundo e acabou abrindo precedentes para o retorno de sistemas autocráticos, sem a garantia das liberdades individuais”, relata Dú pente, gerente do projeto
e Diretor Executivo da JNP.

Para o gerente de projetos, o projeto proporciona, então, a manutenção do entendimento da democracia como valor inalienável e a fixação de seus valores, como a cidadania plena a partir de uma perspectiva antirracista, afinal, não há democracia com racismo (direitos, deveres e liderança do futuro). Por meio da trilha de impacto, os participantes podem
adquirir/desenvolver habilidades para influenciar nos processos de tomada de decisão que podem impactar a vida das pessoas de forma positiva.

Além disso, os participantes irão desenvolver hards e soft skills nas áreas de: democracia, antirracismo, liderança, gestão de projetos, reflexão crítica sobre temas políticos e justiça social. Haverá também três Zonas de Diálogos, momento em que parceiros estratégicos da JNP e apoiadores institucionais do projeto abordarão temas complementares e transversais
à trilha de impacto, como: Inovação e Tecnologia; Intercâmbio e Oportunidades de Estudar nos EUA; Antirracismo na Prática.

Sobre a JNP!

A JNP, Juventude Negra Política é uma organização da sociedade civil – OSC, apartidária e inovadora que desde 2019 atua na promoção da educação cívica e política, na transferência de tecnologias sociais por meio do projeto JLdF – Jovem Líder do Futuro. Desenvolve também projetos e ações estratégicas de incidência política por meio de assembleias cidadãs e outras metodologias de participação democrática no Brasil e América Latina. O projeto JLDF existe há três anos e em 2023 conta com patrocínio da Embaixada dos Estados Unidos e apoio da Fundação Tide Setúbal e do maior hub de tecnologia e inovação de Minas Gerais, Órbi Conecta.

Imagem: Marcela Fotografias
Imagem: Marcela Fotografias

A equipe é composta por profissionais qualificados, que se articulam em rede para promover a participação cidadã, a ocupação proporcional de raça e gênero dos espaços de tomada de decisão e o fortalecimento da democracia em perspectiva antirracista. Em 2022, a JNP realizou a Campanha Cívica Meu Voto Decide nas ruas e redes de Belo Horizonte para estimular o voto qualificado e pró-democrático. Para atingir a maior quantidade de pessoas possível, foi usada uma linguagem simples e acessível em eventos, feiras e locais com aglomeração de cidadãos de diferentes origens. Na Virada Cultural de 2022 no Centro e no festival Mabam no Barreiro houveram panfletagens e troca de ideias com os cidadãos.

No mesmo ano, a JNP produziu o mini documentário “Meu Voto Decide” apresentando várias narrativas positivas de presente e futuro, a partir da perspectiva de diferentes jovens que compreendem a política de forma ampla e se localizam como agentes de mudança na democracia do Brasil. O mini.doc foi gravado em 20 de agosto de 2022, no Espaço Órbi
Conecta, na última imersão presencial do projeto que aconteceu de forma híbrida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *